Uma Audiência Pública para debater a situação dos animais de rua e apontar soluções para o problema será realizada no dia 24 de novembro, uma quarta-feira, às 14 horas, no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Araranguá. Promovido pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca, o evento deverá servir de base para o planejamento e a implantação, no Município de Araranguá, de políticas públicas voltadas à redução da superpopulação animal e ao controle de zoonoses.
A audiência, presidida pela Promotora de Justiça Cristine Angulski da Luz, será aberta a todos os interessados e contará com a presença de autoridades municipais, como o prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá. Na ocasião, o promotor de justiça de Lauro Müller, Dr. Júlio Fumo Fernandes, irá expor a forma como o tema vem sendo tratado em sua comarca, e as ações até então lá desenvolvidas. Também darão sua contribuição o presidente do Instituto Ambiental Ecosul, de Florianópolis, Halem Guerra Nery, que conta com anos de experiência frente a associações protetoras dos animais, e os integrantes da ONG Bom Pra Bicho.
Zoonoses são doenças transmitidas dos animais para os homens, sendo, sua incidência, prevenida e/ou combatida por ações integradas entre o poder público e a comunidade, como, por exemplo, campanhas de castração, de vacinação e de incentivo à posse responsável de animais domésticos, entre outras.
A implementação de Centros de Controle de Zoonoses e de campanhas de castração visando reduzir a superpopulação animal e a transmissão de doenças dos animais para os homens constituem políticas públicas que vem sendo adotadas por diversos municípios e estados brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário