segunda-feira, 14 de março de 2011

Araranguá sedia 1º Fórum de Bem-Estar Animal

Abrir espaço para o debate visando à criação e à implementação, em Araranguá, de políticas públicas voltadas ao controle de zoonoses, educação, saúde pública e bem-estar animal. Com esse objetivo, a Prefeitura Municipal estará realizando, nessa quarta-feira (16/03), o 1º Fórum Municipal voltado ao controle de zoonoses e bem-estar animal. O evento está marcado para às 13h30min, no auditório da Amesc, na Praça Sagrada Família, bairro Cidade Alta, e a participação é aberta a todos os interessados.
Nesse 1º Fórum, integrantes do Instituto Ambiental Ecosul, sediado em Florianópolis, estarão proferindo a palestra "Controle Populacional de Cães e Gatos: do Bem-estar Animal à Saúde de Pública". Iniciativas como a que começa a prosperar em Araranguá, de controle da superpopulação animal e combate às zoonoses, com apoio e assessoramento do Ecosul, já estão em fase adiantada em outras cidades do estado, como Itapema, Bombinhas, Lauro Müller e São Francisco do Sul. Nesse último município, inclusive, o programa inclui o "Centro Municipal de Bem-estar Animal" e a "Unidade Móvel de Controle de Zoonoses, Educação em Saúde e Bem-estar Animal", o que rendeu, a São Francisco do Sul, o 17º Prêmio Expressão de Ecologia 2010.
O 1º Fórum Municipal é consequência de Audiência Pública realizada no dia 24 de novembro do ano passado no Fórum de Justiça da Comarca de Araranguá, por iniciativa da 4ª Promotoria de Justiça, com o intuito de estabelecer uma política pública interdisciplinar humanitária de controle de zoonoses e bem-estar animal no município. Participaram do evento, além da Promotora de Justiça Cristine Angulski da Luz, o Promotor de Justiça de Lauro Müller, Dr. Júlio Fumo Fernandes; os Presidente e Secretário do Ecosul, Halem Guerra Nery e Airton Ferreira da Silva; a representante da Associação Bom pra Bicho, Altina Guizzo; o Prefeito Municipal de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto; o Presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Lourival João; o Juiz de Direito, Dr. Fábio Nillo Bagatolli; a Conselheira Estadual da OAB, Dra. Ivone Alborgeth; o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da UNIBAVE, Campus de Orleans, Dr. Guilherme Valente de Souza; o Tenente Cechella, do 19º Batalhão da PM; o Capitão Gustavo, do Corpo de Bombeiros; o Sargento Rogério, do Comando do 10º Batalhão da PM Ambiental, assim como secretários municipais, vereadores, representantes da imprensa, de entidades e de associações civis e munícipes interessados no tema.
No evento organizado pelo Ministério Público em Araranguá ficou definida a formação de uma Comissão, integrada por autoridades municipais nos diversos setores e por membros de entidades ligadas à causa animal, com a incumbência de manter o debate sobre o tema e desenvolver alternativas para minorar o problema de superpopulação animal, zoonoses, abandono e maus tratos. Na ocasião restou deliberado que a organização da Comissão ficaria sob o encargo da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Araranguá. O Fórum que será realizado nessa quarta-feira é uma oportunidade para os interessados aprenderem mais sobre o tema e exporem suas ideias, visando contribuir para a efetivação das propostas que vem sendo discutidas pela Comissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário